Total de visualizações de página

domingo, 10 de outubro de 2010

MENSAGEM DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

Caríssimos Jovens,
Com muita alegria envio-lhes esta mensagem, a brotar do meu coração de bispo, onde vocês ocupam o lugar de especial carinho. Em todo o rebanho da Diocese, vocês estarão sempre a merecer a atenção que lhes é devida. A Palavra de Deus para meditarmos juntos, é tirada do apóstolo Paulo, em sua primeira carta ao discípulo Timóteo: “Pusemos nossa esperança no Deus Vivo”(1Tm 4,10).
A juventude é aquela fase de idade, em que o futuro ocupa um destaque muito forte.  Os jovens, até que cheguem à idade adulta, acham-se em permanente processo de formação humana e cristã, a se capacitarem cada vez mais para o futuro. Como vocês reconhecem, a virtude da esperança deve estar sempre a motivar os jovens, na conquista de seus ideais, e a esperança não nos deixa levar pelo desânimo.
No entanto, queridos jovens, esta nossa esperança não se fixa em valores, apenas, materiais e terrenos. Se depositássemos nossa confiança nas coisas do mundo, de repente estaríamos a nos expor a amargas decepções. Esta a razão pela qual São Paulo nos afirma: “Pusemos nossa esperança no Deus Vivo”.
 Procedendo com esta norma de conduta, com muita alegria experimentaremos como, de fato, são felizes os que confiam no Senhor. A própria Palavra de Deus nos garante: “Deus é fiel”. E o povo está sempre a afirmar na esperança: “ Deus tarda, mas não falta”.
Como vocês, jovens amados, tanto necessitam de se exercitar, em seus corações, nesta certeza inabalável, quando dizemos: “Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará”.
Que as programações por ocasião do Dia Nacional da Juventude concorram para despertar, em todos os jovens, a esperança, em nosso Deus Vivo, e que nos chama para sermos construtores de um mundo novo na justiça, na verdade, na paz e no amor.
Avante, Jovens queridos, e, na esperança, o Deus Vivo estará sempre conosco, a nos fortalecer na descoberta do imenso e nobre valor de nossa vida, sempre dedicada ao Senhor.
E no entusiasmo que a esperança nos desperta, aguardemos para 2011, o Encontro Mundial do Papa com a Juventude!

Dom Roberto Gomes Guimarães
Bispo Diocesano de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário